Trabalho Sócio Cultural
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Saúde - Depois do hospital, é a vez da Secretaria de Saúde responder á população
Ontem o Vereador Alexandre Santos juntamente com seus pares receberam a equipe que gere a pasta da secretaria da saúde de Monte Mor para sanar dúvidas sobre o sistema.
A Secretária Roberta Maia do Santos respondeu a questões sobre os PSF, o programa Saúde da Família, transporte, repasse e, mesmo sem total responsabilidade sobre o tema, tirou várias dúvidas sobre o hospital Municipal. Quando digo" sem total responsabilidade" é porquê o hospital é administrado por uma equipe paralela a secretaria da saúde.
O debate estendeu-se por aproximadamente 2 horas e trouxe ao conhecimento de todos fatos como a permanência diária de médicos nos horários entre 17 e 21 horas em 2 postos de pronto atendimento do município ( Jardins Paviotti e Alvorada), além da própria emergência do hospital e também que a secretaria pede desde o ano passado melhorias na porta de entrada do hospital e que o prazo estipulado para as melhorias serem impostas expirou em Janeiro, portanto estuda maneiras de interpor essas melhorias.
Outro fato curioso é que na ultima audiência que reuniu a Diretoria do Hospital, falou-se de uma certa triagem que havia na unidade, e que todos os pacientes passam por ela para avaliar o grau de gravidade da enfermidade. MENTIRA!, não há triagem para todos no hospital, isso eu falo por constatação própria, e mais, o projeto de triagem foi uma imposição feita pela secretaria da saúde, desmentindo a ideia de ser uma iniciativa do hospital para melhorar a qualidade do atendimento, como foi colocado na audiência com o hospital. Bem, independente de quem seja a ideia, ou se é ideia, imposição, condição, enfim, façam valer e aplique em todos os enfermos que procuram o hospital.
Outra questão abordada foi sobre o transporte de pacientes. A Secretária Roberta falou da inviabilidade do atendimento assistencialista, ou seja, a pessoa precisa de um carro para uma consulta isolada, isso a secretaria da saúde não consegue atender, mas no plano geral, existem ônibus levando pacientes diariamente para o HES - Sumaré, PUC e UNICAMP, e também um planejamento futuro de separar os veículos da secretaria somente para uso desta e qualificar os motoristas que fazem o transporte dessas pessoas, pois hoje o que acontece com motoristas mau educados e que largam pacientes nos hospitais é um absurdo.
No panorama geral a audiência com a secretaria da saúde foi bem produtiva e sanou dúvidas até de obrigação da Diretoria do Hospital sanar, mas cá entre nós, essa Diretoria não mostra competência nem na gestão do hospital, e quem gere um hospital e não mostra competência para cuidar da saúde do nosso povo mostraria competência para sanar as dúvidas desse povo?
Esse Vereador acredita que a secretaria da saúde esteja trabalhando mas faz um apelo: Secretária, cobre resultados mais rapidamente, pois a saúde de nosso Município e a vida de nossos munícipes depende disso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário